Copa do Brasil Sub-20: O Início

0
82

Caros tricolores,

Após algum tempo ausente dos comentários futebolísticos, estou de volta ao SPFC1935 para trazer um tema pouco abordado pela mídia, mas de muito interesse para os torcedores: as divisões de base. É comum vermos cobrança para que se forme um time com base nos jogadores que vem de Cotia e que façam valer a pena o investimento no CFA, mas como podemos cobrar algo que nem acompanhamos com tanta frequência? Para mudar isso, trarei um pouco mais sobre os campeonatos que estão acontecendo, jogadores que são apostas para o profissional, quem sai e quem chega ao nosso São Paulo e tudo o que for necessário para podermos um dia cobrar quem deve subir, ou não. E nada melhor para começar do que a estreia do Sub-20 na Copa do Brasil, que acontecerá amanhã às 20h, em confronto com o Coritiba no estádio Couto Pereira.

Não muito diferente do profissional, o sub-20 mantém o mesmo regulamento da competição, com jogos mata-mata e a diferença de dois gols fora de casa anula o jogo de volta,  porém a primeira fase conta somente com 32 times, metade do número que começa o campeonato no profissional. O campeão e o vice da Copa do Brasil terão vaga garantida na Libertadores Sub-20 de 2013, e vamos combinar que ver o São Paulo na Libertadores, seja no profissional ou na base, é sempre bom.

Foto: Renato Cordeio/ saopaulofc.net

Logo em sua estreia, o Tricolor terá um adversário complicado, o Coritiba que, ao contrário do profissional, está em boa fase nas categorias de base. Atual campeão do estadual paranaense sub-20, o Coxa vem embalado da conquista do título no último sábado (29) e da regularidade em seus jogos, ao contrário do São Paulo, que apresenta um bom futebol, mas não engata uma sequência no Paulista, mesclando empates e vitórias. O técnico Zé Carlos manterá a mesma base da equipe que venceu o estadual, indo a campo com a provável escalação: Tadeu, Yago, William, Igor Leandro, Igor Clímaco, Ícaro, Denner, Eberson, Zé Rafael, João Victor e Rafhael Lucas. Destaque para o artilheiro Rafhael Lucas, considerado ‘matador’ pela torcida e que marcou dois gols no último jogo do Paranaense.

Enquanto isso, do nosso lado do campo, Sérgio Baresi deve manter a formação do time que é utilizado no Paulista. Além dos garotos da base, o técnico conta com o reforço de jogadores do profissional que não estão sendo utilizados por Ney Franco no momento e tem idade permitida para inscrição na competição. Henrique Miranda, João Schmidt, Rodrigo Caio, Luiz Eduardo e Lucas Farias viajaram com a delegação da base para mesclar o time que estará em campo na noite de quarta. Rodrigo Caio deverá manter o título de capitão, como vem acontecendo nos jogos do Paulista Sub-20, e H.Miranda e Lucas Farias mantêm a titularidade nas laterais. Minha aposta para destaque nesse jogo vai para o meia Fábio Lima, que teve uma boa atuação no último jogo. A provável escalação Tricolor será Felipe Passoni, Lucas Farias, Marcelo, Luiz Eduardo e H.Miranda; Marcel, Allan, Nelsinho (Mirrai) e Fábio Lima; Regis e Allan (Alfredo).

E para finalizar, como todo bom torcedor, tenho que deixar meu palpite para o placar da estreia: um empate. Aposto no 1 x 1, resultado relativamente bom, levando em consideração a atual situação do Coritiba e o fato de sermos visitantes. Caso o resultado não seja com dois gols de vantagem para o São Paulo, teremos o jogo de volta no dia 17/10, às 16h30. Vale lembrar que os jogos da Copa do Brasil serão transmitidos pela ESPN Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA