A mentira chamada jogo das barricas

10
9946

Por: Hugo Pita
@hugo1935

Salve, salve, galera Tricolor.

Uma mentira contada muitas vezes acaba se tornando uma verdade? Infelizmente, sim. Mas essa coluna serve para que essa mentira contada muitas vezes seja, de fato, conhecida por todos. Hoje vou contar a verdadeira história e desmentir, de uma vez por todas, a tal lenda das Barricas. Aposto que todo torcedor do São Paulo já teve que ouvir de rivais sobre esse campeonato que a renda foi toda para que o SPFC não decretasse falência.

Esse quadrangular aconteceu em 1938, que reunia as grandes equipes paulistas que ficaram paradas por causa da Copa do Mundo na França. Os convidados do torneio foram Portuguesa, Palestra Itália e Corinthians. O intuito do torneio era somente criar uma liga para os times que ficaram sem atividades durante a Copa do Mundo. O São Paulo, como organizador e mandante da disputa, ficaria com a renda dos jogos, e ofereceria a Taça Henrique Mündel ou Augusto Henrique Mündel Jr.

A grande verdade nisso tudo é que nunca aconteceu doação nenhuma, pelo simples fato de os clubes participantes não envolverem dinheiro nenhum de seus caixas. O capital que foi para o Tricolor era a renda dos jogos (que era muito baixa) e o clube vencedor do torneio receberia a taça do festival. Os jogos aconteceram todos no mesmo dia – 3 de julho de 1938. O Corinthians foi o campeão do torneio em cima da Portuguesa – que eliminou o SPFC por 3 x 0, após eliminar o Palmeiras nos escanteios: 2 x 0. (esse era o critério de desempate caso a partida terminasse empatada. Estranho, não?!).

Naquela época era muito comum os clubes fazerem festivais como esse que o São Paulo FC organizou. Corinthians e Palmeiras também tinham seus festivais e suas taças, que quase sempre colocavam em disputa um contra o outro, ou também com o São Paulo (Taça Domingos Manoel Corrêa, de 1942, foi um exemplo de mobilização dos três clubes para arrecadar fundos para “a páscoa dos esportistas” – é o que diz o Almanaque do Corinthians – Outra citação válida é o Troféu Corinthians, disputado entre Corinthians e São Paulo em 1941).

Enfim, torcedor são-paulino, que essa coluna sirva como aprendizado para que essa história de doação seja desmentida para sempre.

Fonte: http://spfcpedia.blogspot.com.br/2008/09/taca-henrique-mundel.html

Para quem não conhece, o spfcpedia é o site do historiador do SPFC: Michael Serra.

A sugestão da coluna foi da leitora Brenda.

10 Comentários

  1. Pára com isso, vi tido campeonato naquela época e sabemos muito bem o motivo do torneio, que foi ajudar o Sao Paulo, mais nada. E tinha sim barricas na por do palestra como as fotos nos mostra

DEIXE UMA RESPOSTA